http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

Crie um herói e seja um escritor de sucesso

Qual o segredo de uma história de sucesso? Por que algumas histórias se imortalizam na cultura de um povo? Para responder a essas perguntas o estudioso norte americano, Joseph Campbell, coletou milhares de histórias das mais diversas culturas,  desde mitos e lendas dos povos primitivos até roteiros de cinema.

Campbell chegou a conclusão, que todas as histórias possuem uma estrutura comum e que o primeiro fator dessa estrutura é a presença de um herói, um personagem central da trama. A partir daí, ele identificou doze etapas, para se construir uma história, esse modelo foi batizado de “ A Jornada do Herói” e foi publicado no livro: O Herói de Mil Faces.

Esse modelo é muito usado por roteiristas de cinema e escritores, na criação de suas histórias.

1 -  Mundo Comum

O herói é apresentado na sua rotina. Por exemplo, no primeiro filme da trilogia do Homem Aranha, Peter Parker é um estudante inteligente, um pouco desajeitado e tímido; ele nos é apresentado no seu cotidiano: na escola e em casa com os tios.

2 - Chamado à aventura

lukeAlgo fora do normal acontece, o herói é chamado à ação.Exemplo: em Guerra nas Estrelas IV, Uma Nova Esperança, Luke Skywalker é um simples fazendeiro em Tatooine, até que intercepta um chamado de socorro da princesa Léia, aprisionada pelo vilão Darth Vader.

3 - Recusa ao chamado

O herói tenta fugir da sua responsabilidade, quer deixar as coisas como estão. Quem não se lembra da cena em que Peter Parker deixa um ladrão escapar e depois afirma que aquilo não era problema seu?

4 - Encontro com o mentor

Quando o herói encontra um mestre, alguém mais experiente que o orienta, ou quando se depara com uma situação metafórica, que o impele a agir. Exemplos não faltam: Luke encontra Obi Wan Kenobi, Daniel encontra o senhor Miagui e por aí vai.

karate

5 - Travessia do limiar

O herói, por vontade própria ou forçado, sai da rotina e entra em situações especiais. Como exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, é quando Harry sai da casa dos tios e vai para a escola de magia.

6 - Teste, aliados e inimigos

É a etapa onde ocorre a maior parte da história, o herói passará por testes, encontrará aliados e enfrentará inimigos.

7 – Aproximação do objetivo

O clímax da história se aproxima, a tensão aumenta, tudo se torna incerto.

8 – Provação Suprema

spiderman

É quando o herói enfrenta o seu maior inimigo, quanto maior o risco, melhor a história. O herói, às vezes, se vê cara a cara com a própria morte. Exemplos não faltam: Luke na luta final com Darth Vader e o imperador, Homem Aranha enfrentando o Duende Verde, Daniel Sam na final do torneio de karatê …

9 – Conquista da recompensa

Vencida a prova final, o herói ganha a recompensa, é o final da crise.

10 – Caminho de volta

O herói volta ao seu cotidiano; a aventura terminou e a vida precisa voltar à normalidade. Geralmente é a etapa mais curta da história.

11 – Depuração

O herói pode ainda enfrentar um desafio que ficou aberto na história. Um bom exemplo está em Superman II: após derrotar o General Zod, Clark Kent volta a um bar e dá uma lição no valentão que o humilhara quando estava sem poderes.

Christopher_margot1

12 – Retorno Transformado

A história termina, o herói está de novo no seu mundo comum, contudo já não é mais o mesmo. Se a história for boa é aqui que ficaremos com aquele gostinho de “ quero mais”.

Agora é só sentar na frente do computador e escrever um best-seller!

Fonte:

Como escrever um livro – Sônia Belloto – Editora Record

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!