Seis “ofertas imperdíveis” da Internet

O número de brasileiros com acesso à internet, cresce a cada dia, o que, com certeza é muito bom. O problema é que a quantidade de trapaceiros, resolvidos a tirar vantagem dos incautos é assustadora. Esses vigaristas virtuais costumam explorar  os problemas de saúde e desemprego das pessoas, mas também é verdade que muitas caem nesses golpes, por culpa da própria ganância e desejo de lucro fácil. Para quem já é veterano na grande rede, essa postagem terá valor apenas como curiosidade, mas se você é marinheiro de primeira viagem, leia com atenção e fique alerta quando se deparar com essas ofertas na internet, ou quando receber alguma delas no seu e-mail.

1 - Esquema piramidal

investimento

É apresentado como uma maneira de ganhar  muito dinheiro com pouco esforço e mínimo investimento por parte da vítima. Para entrar no esquema a pessoa precisa entrar com uma quantia em dinheiro e conseguir outros otários participantes, com a promessa de atingir o topo da pirâmide em pouco tempo e receber uma fortuna. Só quem lucra nessa armação é a pessoa ou o grupo que iniciou a pirâmide, o resto nunca mais verá a cor do dinheiro.

2 - Saúde e dietas

diaet

Aparecem aos montes na internet ofertas de pílulas que ajudam na perda de peso sem exercícios nem dieta, curas para impotência masculina e remédios para combater a queda de cabelo. Além disso existem ofertas de dietas de todos os tipos e tratamentos exóticos para todos os males imagináveis. Às vezes, essas ofertas são acompanhadas de depoimentos de supostos cúmplices consumidores satisfeitos com o produto e também são comuns expressões como: “avanço científico”, “fórmula secreta” e “ingrediente milenar”. Nesse tipo de golpe , a pessoa perderá além do dinheiro, a  saúde.

3 - Trabalho em casa

trabalho-em-casa

É claro que é possível trabalhar em casa. O desenvolvimento tecnológico e a própria internet facilitaram essa atividade. Mas não se engane: é preciso estar preparado para trabalhar no conforto do lar, não acredite em métodos revolucionários, não vá atrás de promessas sonoras. Geralmente essas pessoas querem, é vender algum produto fajuto, algumas apostila sem nenhum valor e depois de conseguirem isso, nunca mais voltarão a falar com você.

4 - Oportunidade de investimento

investimento2

Nesse tipo de falcatrua, é normal oferecer grandes lucros com pouco ou nenhum risco. Um golpe comum é a aplicação em contas bancárias no exterior, outra é a promessa de investimento em ações na bolsa de valores. Os investidores são seduzidos por garantias de que, os que cuidarão do dinheiro tem contatos quentíssimos no mundo financeiro e possuem informações confidenciais. Até mesmo pessoas experientes caem nesse golpe, por isso toda cautela é pouca.

5 - Reabilitação do poder de compra

serasa1

Esse tipo de golpe promete eliminar informações negativas nos registros de instituições financeiras. Geralmente as pessoas recorrem a esse tipo de serviço quando precisam de financiamentos ou para conseguir um emprego. Meu conselho é: não caia nessa; negocie a sua dívida diretamente com o credor ou procure ajuda no Procon, caso contrário o risco de perder dinheiro e continuar com o nome sujo é grande.

6 - Super promoção de viagem

viagem

Quase sempre a oferta chega por e-mail, a mensagem felicita a pessoa por ter ganhado um desconto excepcional num pacote de viagens, dizendo que foi feito um processo de seleção muito rigoroso. O que eles não dizem é que a mesma mensagem foi enviada para milhões de pessoas, Quem cai nessa conversa, quando não perde todo o dinheiro, geralmente recebe um serviço de qualidade muito inferior à combinada.

Conclusão:

É preciso usar do bom senso, procurar sempre se informar a respeito de produtos e serviços vendidos na internet, dar preferência à empresas com tradição no mercado e seguir à risca a seguinte dica:

Se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é mentira.

Seis “ofertas imperdíveis” da Internet Seis “ofertas imperdíveis” da Internet Reviewed by Rodrigues Vanzuita on março 25, 2010 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.