Nuvens raras: belíssimos fenômenos da natureza

Quem na infância nunca brincou de imaginar figuras nas nuvens?  Pois saiba que observar nuvens é o trabalho de muitos cientistas. Olhando para o céu, nada parece ser mais comum do que uma nuvem; mas existem formas de nuvens raras que estão entre os mais belos fenômenos da natureza. Belos e por vezes, assustadores.



Nuvem rolo ou tubular


nuvem-rolo no Uruguai

A nuvem rolo é um dos mais raros e impressionantes fenômenos da natureza. Essa forma de nuvem  pode ter quilômetros de extensão e como o próprio nome sugere, ela rola, devido ao ar que circula no seu eixo horizontal. Assista o vídeo abaixo e veja como tudo acontece.




Nuvem noctilucente


nuvens_noctilucentes

As nuvens noctilucentes podem ser vistas somente à noite. São formadas nas imensas altitudes de 75 a 90 km. As primeiras registradas foram em 1883, alguns anos após da erupção do vulcão Krakatoa, o que faz certos estudiosos afirmarem que as nuvens noctilucentes e os vulcões estão relacionados. É um dos mais belos fenômenos da natureza.


Nuvem mammatus


mammatus

Esse tipo de nuvem geralmente se forma depois de uma tempestade muito forte. O termo mammatus deriva de mamma, ou seja: mama, seios.

mammatus (1)

Formações de Kelvin Helmholtz


kelvin_helholtz

Não é que aquelas nuvens que você desenhava no primário, realmente existem? Esse tipo de nuvem, raramente é observado, pois quando se forma, logo se dissipa.


Nuvem lenticular


nuvem_lenticular

O que você vê na foto não é um disco voador. Trata-de de uma nuvem lenticular. Esse tipo de nuvem com formato parecido ao de uma lente, se forma em grandes altitudes, geralmente próximo à montanhas. É um fenômeno da natureza de uma beleza ímpar.

Nuvens Lenticulares
nuvem_lenticular1
nuvem_lenticular2


Ondas de gravidade


Não encontrei muitas informações sobre esse fenômeno em português e devido aos meus parcos conhecimentos da língua inglesa não me arrisco a traduzir matérias científicas, mas o vídeo abaixo vale por mil palavras.



Nuvens raras: belíssimos fenômenos da natureza Nuvens raras: belíssimos fenômenos da natureza Reviewed by Bento Santiago on dezembro 28, 2010 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.