Versões sertanejas de músicas internacionais

Tenho uma mania estranha: coleciono versões brasileiras para músicas estrangeiras. Criar versões para sucessos internacionais é uma velho costume por aqui. Não há gênero musical que escape dessa onda.
Na música sertaneja, verdadeiras obras primas do nosso cancioneiro são na verdade versões de guarânias paraguaias e alguns dos sucessos de duplas sertanejas consagradas não passam de imitações de canções americanas. As versões sertanejas para sucessos internacionais, são no geral, muito bem feitas; infinitamente superiores às bizarras versões feitas por bandas de forró. Confira na postagem.



sertaneja

Cascatinha e Inhana


ÍNDIA


O casal Cascatinha e Inhana formou uma das duplas mais afinadas da música brasileira. Em 1952, gravaram duas versões de guarânias paraguaias que entraram para o patrimônio musical brasileiro: Índia e Meu Primeiro Amor.
Ambas foram feitas pelo magistral José Fortuna, o poeta do sertão. Essas duas composições foram regravadas por dezenas de duplas sertanejas e por grandes nomes da MPB. Mais do que versões, as duas músicas são tesouros da música brasileira.


MEU PRIMEIRO AMOR


José Fortuna – Site Oficial
Cascatinha e Inhana no Dicionário Cravo Albim



Sérgio Reis


MENINO DA GAITA


Sérgio Reis iniciou a carreira na Jovem Guarda com a música Coração de Papel, de autoria própria.
Quando conheceu a música sertaneja, descobriu a sua verdadeira vocação. Nesse estilo consagrou-se como um ícone da música brasileira.
Em 1972,  Menino da Gaita,  entrou para os primeiros lugares nas paradas brasileiras. A música é uma versão do próprio Sérgio Reis para a composição de Fernando Arbex, espanhol radicado nos Estados Unidos.



João Mineiro e Marciano


ALINE


João Mineiro e Marciano formaram uma dupla de grande sucesso nos anos 80. Ficaram famosas na voz dos cantores músicas como: Seu Amor Ainda é Tudo, Ainda Ontem Chorei de Saudade e Aline. Esta última é uma versão  de Nazareno de Brito para a canção homônima do francês Cristophe.

Aline – Versão original



Chitãozinho e Xororó


001

Chitãozinho e Xororó formam a dupla mais bem sucedida da música sertaneja. Em seu repertório sempre figuram os clássicos da viola, a música caipira de raiz. Mas os irmãos também são pródigos em cantar versões de músicas internacionais, principalmente de sucessos norte-americanos. A lista é extensa. Vai de My Way, imortalizada na voz de Frank Sinatra, à Have You Ever Really Loved a Woman, do cantor canadense Bryam Adams. Segue abaixo uma lista, com links para os respectivos vídeos.

Minha VidaMy Way
PalavrasWords
Nascemos para CantarShambala
Ela não Vai mais chorar –  She’s not Crying Anymore
Pura Emoção –  Achy Breaky Heart
Um Homem  Quando AmaHave You Ever Really Loved A Woman



Leandro e Leonardo



ESTA NOITE FOI MARAVILHOSA


Leandro e Leonardo, no auge do sucesso, também se renderam e gravaram uma versão para Wonderful Tonight de Eric Clapton.
A dupla gravou ainda: É por Você que eu Canto, versão de Cilinha e João Viola para Sound of Silence, de Paul Simon e Garfunkel.



João Paulo e Daniel



ESTOU APAIXONADO



Em 1996, Estoy Enamorado, de Donato e Estéfano, virou tema da novela  Explode Coração.  João Paulo e Daniel pegaram carona no sucesso da música e fizeram a versão Estou Apaixonado. A canção foi responsável por alavancar a carreira da dupla. Depois da morte do amigo, Daniel  fez enorme sucesso com Te Amo Cada Vez Mais, versão para To Love You More, interpretada por Celine Dion.


Crystian e Ralf



POEIRA AO VENTO


Os irmãos Crystan e Ralf, conhecidos pela afinação apurada, gravaram uma versão para Dust In the Wind, clássico do Kansas. Também regravaram Yolanda, versão de Chico Buarque para a canção de Pablo Milanez.



Zezé di Camargo e Luciano



EU SÓ PENSO EM VOCÊ


Zezé di Camargo é conhecido como um grande compositor, mas mesmo assim não resistiu à tentação de pegar carona num sucesso internacional.
A dupla regravou
Eu te Amo, versão de Roberto Carlos para I Love Her, dos Beatles e Eu Só Penso em Você, versão de Always on my Mind, imortalizada na voz de Elvis Presley.


ALWAYS ON MY MIND

O tema ainda poderia se estender muito além do que se encontra nessa postagem, mas vou ficando por aqui. Caso conheçam outras versões sertanejas para músicas internacionais, escrevam nos comentários.

Receba novas postagens por email

Desenvolvido por FeedBurner