Os 10 maiores estrangeiros que jogaram no Brasil

No último campeonato brasileiro vários jogadores estrangeiros se destacaram, tanto é, que o argentino Darío Conca foi eleito o melhor jogador da competição.
Há quem veja na invasão dos estrangeiros,  um sinal do declínio do  futebol nacional. A verdade, porém, é que o namoro dos clubes brasileiros com jogadores estrangeiros vem de longa data, é anterior ao   profissionalismo em nosso futebol.
Na lista abaixo estão, na minha opinião, os dez melhores jogadores estrangeiros que jogaram ( ou jogam ) no Brasil. Você tem todo o direito de discordar dela. Deixe a sua opinião nos comentários.



10 – Conca


conca

O argentino Darío Conca, armador habilidoso, foi eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro de 2010. Curiosamente, na conquista do Brasileirão de 1984, o Fluminense também contava com um estrangeiro na equipe: o paraguaio Romerito.


9 – Gamarra


 

A lealdade e a precisão do paraguaio Gamarra, estiveram a serviço de Internacional, Corinthians e  Flamengo. Com ele na zaga, a seleção paraguaia, atingiu um nível,  nunca antes visto na sua história.


8 – Hugo de León


hugo_de_leon

O uruguaio Hugo de León chegou ao Grêmio em 1981 e comandou o tricolor gaúcho na conquista do brasileiro daquele ano. Em 1983, ainda pelo Grêmio, levantou a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes. No Brasil, defendeu também: Corinthians, Santos e Botafogo.


7 – Tévez


 

Poucos atacantes estrangeiros se deram bem no futebol brasileiro. Tévez, creio eu, foi o melhor deles. Habilidoso, driblador e irreverente, o argentino deixou saudades nos corintianos. Atualmente defende o Manchester City.


6 – Rincón


rincon

Um dos melhores volantes que eu vi jogar, o colombiano Freddy Ríncon desfilou sua categoria nos gramados brasileiros, defendendo o Corinthians e o Palmeiras. No Timão, levou o clube à sua maior conquista: o mundial da FIFA de 2000.


5 – Ramos Delgado


ramos-delgado

Nem só de Pelé vivia o magnífico Santos da década de 1960. O time contava também com a segurança do zagueiro argentino, Ramos Delgado. Delgado foi capitão do Santos entre 1968 e 1972, esbanjado força, determinação e técnica.


4 – Petkovic


petkovic

O sérvio Petkovic é um dos raros jogadores europeus que jogaram no Brasil. Meia habilidoso e exímio cobrador de faltas e escanteios, Petkovic chegou ao Brasil para defender o Vitória. Depois de brilhar no clube baiano, voltou à Europa, mas retornou ao Brasil para defender o Flamengo, onde se consolidou como um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no Brasil.


3 – Darío Pereyra


dario_pereyra

A técnica do Uruguaio Darío Pereira esteve à serviço do São Paulo de 1977 a 1988. Durante anos, foi considerado o principal jogador do tricolor paulista. Jogador cerebral, conquistou dois brasileiros ( 1977 e 1986 )  e quatro paulistas pelo São Paulo.


2 – Pedro Rocha


pedro_rocha

O uruguaio Pedro Rocha é um dos grandes jogadores da história do futebol sul-americano. Seu futebol era admirado por Pelé, que o considerava genial. Pedro Rocha é mais um estrangeiro que brilhou no São Paulo. Aliava à tradicional garra uruguaia, uma habilidade incomum.


1 – Figueroa


Dom Elias Figueroa, o maior zagueiro central da história, é na minha opinião, o melhor jogador estrangeiro que já jogou no Brasil. Senhor absoluto da grande área, costumava dizer:


“A grande área é minha casa. Aqui só entra quem eu quero “
O  chileno Elias Figueroa é ídolo do Internacional . Defendendo o colorado, ele conquistou dois campeonatos brasileiros ( 1975 e 1976 ) e seis campeonatos gaúchos.

figueroa