http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

Os 10 melhores jogadores africanos da história

A paixão do povo africano pelo futebol é antiga, porém, a entrada dos jogadores africanos no primeiro mundo do futebol é recente. Os jogadores da África sempre foram hábeis e velozes, aliando à essas duas qualidades um fenomenal preparo físico, mas careciam de tática, de profissionalismo. Com a participação cada vez mais destacada da nações africanas em competições internacionais, essa deficiência começa a ser corrigida e não fosse a precária situação econômica, política e social do continente, eu acredito que eles já dominariam o cenário do futebol mundial.

Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento do futebol africano, foi a contratação dos principais jogadores de lá, pelos clubes europeus. Hoje em dia os craques africanos são fundamentais nos maiores clubes da Europa.
Na lista abaixo, estão aqueles que eu julgo serem os 10 melhores jogadores africanos da história. Leia e opine.


10 – Thomas N’Kono


thomas_nkono

Muito do crescimento do futebol africano, se deve à seleção de Camarões. Por sua vez, muito do sucesso dos camaroneses se deve a Thomas N”Kono, uma muralha africana no gol. Em 1979, o goleiro foi eleito o melhor jogador africano, atuando pelo Canon Yaoundé. Em 1982, transfere-se para o Espanhol, de Barcelona, clube que defendeu por oito anos. N’Kono foi destaque na Copa de 1990, quando a seleção de Camarões terminou em 7° lugar.


9 – Mahmoud El Khatib


el_khatib

Mahmoud El Khatib, só jogou em clubes do seu país, o Egito. Em 1983, conquistou a Bola de Ouro da África. Fã confesso de Pelé, El Khatib foi um jogador guiado pela ética esportiva, em toda a sua carreira, só recebeu dois cartões amarelos. Em 1986. conquistou o maior título da carreira: A Copa Africana das Nações.


8 – Rabah Madjer


madjer

O argelino Rabah Madjer é um dos maiores ídolos do Porto. A atuação do jogador na final da Copa do Campeões de 1987, foi decisiva para a conquista do clube português. No mundial interclubes do mesmo ano, o craque repetiu a dose, conduzindo o Porto ao título de melhor time do mundo.


7 – Abedi Pelé


abedi_pele

Considerado por muitos como o melhor jogador da história de Gana, Abedi Pelé foi eleito por três vezes como o melhor jogador africano, 1991, 1992 e 1993. Jogou em vários clubes da Europa, com destaque para o Lyon e o Olympique de Marseille, ambos da França.


6 – Jay-Jay Okocha


Jayjay_okocha

Okocha participou de três Copas do Mundo, 1994, 1998 e 2002. Ambidestro, habilidoso e criativo, foi campeão olímpico com a Nigéria em 1996.


5 - Nwankwo Kanu


kanu

Kanu é outra estrela nigeriana, campeão olímpico em 1996. Estreou no futebol europeu em 1993, defendendo o Ajax. Brilhou também no Arsenal e atualmente joga no Portsmouth.


4 – Didier Drogba


Drogba

O craque da Costa do Marfim é um dos melhores atacantes da atualidade. Jogou na França, antes de ser contratado pelo Chelsea. Participou de duas Copas do Mundo: 2006 e 2010.


3 – Samuel Eto’o


etoo

O camaronês Samuel Eto’o é dos mais eficientes goleadores do futebol atual. Brilhou no Barcelona e atualmente defende a Inter de Milão. Eto’o, talvez seja o mais vitorioso jogador africano na Europa. Entre os seus títulos estão três Copas do Campeões e um Mundial Interclubes.


2 – George Weah


weah



Nascido na Libéria, Weah brilhou no Milan de 1995 a 2000. Em 1995 foi eleito pela FIFA, como o melhor jogador do mundo. Após encerrar a carreira, Weah concorreu à presidência do seu país e mantêm uma fundação dedicada a fins humanitários.


1 – Roger Milla


roger_milla

Mais do que um grande jogador, Roger Milla é um ícone do futebol africano. A atuação dele na Copa de 1990 foi espetacular. Em 1994, tornou-se o jogador mais velho a marcar num Mundial. Não ganhou grandes títulos, nem jogou em grandes clubes, mas possuía carisma, uma certa alegria em jogar bola, alegria que talvez seja a verdadeira alma do futebol.

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!