http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

O trânsito de Vênus

Lançada em 11 de fevereiro de 2010, o Solar Dynamics Observatory, ou SDO, é a nave espacial mais avançada já projetada para estudar o sol. Durante sua missão de cinco anos,  ela analisará  a atmosfera do Sol e seu campo magnético, proporcionando uma melhor compreensão do papel do Sol na química atmosférica da Terra e do nosso clima. A nave fornece imagens com resolução de 8 vezes melhor do que uma televisão de alta definição e transmite mais de um terabyte de dados por dia.

Em 5 de junho de 2012, a SDO enviou imagens de um dos fenômenos astronômicos previsíveis mais raros: o trânsito de Vênus. O fenômeno ocorre numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de trânsitos espaçados de 8 anos, seguidos de longos intervalos de 121,5 e 105,5 anos. O próximo só ira ocorrer em 2117.



Fonte: Goddard Space Flight Center


Venus-Transit



A foto acima foi tirada pela sonda Hinode na NASA / JAXA (Agência Espacial Japonesa) em 5 de junho. O nível de detalhes é impressionante. A presença do anel em torno de Vênus é devido à dispersão e refracção da luz solar passando através da parte superior da atmosfera de Vênus.