http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

Os primeiro jogos eletrônicos da história

Toda criação humana começa com uma ideia simples, um conceito rudimentar, uma visão. Cabe às gerações posteriores se apossar dessa ideia, aperfeiçoando-a com novas tecnologias. Entretanto, não podemos esquecer nossa dívida com os pioneiros, com aqueles que desbravaram o caminho para nós.

oxo_primeiro_jogo

Quando se fala sobre o primeiro jogo eletrônico da história,  geralmente o nome mais citado é Pong, porém, ele teve precursores. É curioso conhecer um pouco sobre os avós dos modernos videogames.


 

1952 – OXO

OXO é considerado o primeiro jogo eletrônico da história. Ele é uma versão eletrônica do jogo da velha. Foi desenvolvido por Alexander S. Douglas, estudante da Universidade de Cambridge. Rodava no EDSAC, o primeiro computador operacional que podia armazenar programas eletrônicos. Alexander criou o jogo para ilustrar sua tese de Doutorado sobre a interação humana com os computadores.


 

1958 – Tennis for Two

Tennis for Two foi criado pelo físico William Higinbotham. Era um jogo de tênis simples, mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico. O objetivo do programador, ao criar o jogo, tinha sido simplesmente chamar a atenção do público, que visitava as instalações do "Brookhaven National Laboratories", para exibir o poderio nuclear dos Estados Unidos.

Mais tarde, o cientista aperfeiçoou o jogo, que recebeu o nome de "Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Porém, o projeto, conhecido também como "Tennis for Two", jamais foi patenteado.



 

1961 – SpaceWar

Em 30 de julho, os estudantes do MIT, Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A. Saunders, desenvolveram o "SpaceWar!", na linguagem Assembly. No jogo, 2 jogadores deveriam controlar suas naves em um ambiente escuro, e tentar abater o adversário. Diferentemente do "Tennis for Two", inventado em 1958, o SpaceWar! foi realmente inventado para ser jogado. Assim, é considerado o primeiro jogo interativo de computador.

Novamente, o objetivo dos programadores, tinha sido chamar a atenção do público, que visitava as instalações do MIT só para ver a maravilha tecnológica. Mas, como o computador DEC PDP-1 era uma peça sem maiores atrativos para o público leigo, resolveram criar o joguinho, utilizando conceitos de física real, como aceleração e gravidade, tentando estimular os visitantes a ingressar no mundo da informática.



 

1968 – Brown Box

Ralph Baer, nascido na Alemanha Oriental e radicado nos EUA, após fugir da Alemanha nazista, criou uma máquina que rodava jogos eletrônicos, utilizando uma TV. Custava pouco e podia ser usada por qualquer pessoa que quisesse se divertir. Na "Sanders Associates" surgiu, em 1967, o primeiro esboço de sua ideia, o "chasing game", um rudimentar jogo de "Ping Pong". Baer patenteou e apresentou em 1968 o protótipo do videogame, chamado de "Brown Box", que rodava jogos de futebol, voleibol e de tiro.

 

1972 – Pong

Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação. Assim, em 27 de Junho de 1972, a empresa Atari foi fundada.




 

1973 – Maze War

Steve Colley escreveu o jogo "Maze War" entre 1972-1973 no "Imlac PDS-1" no centro de pesquisas da NASA na Califórnia. Foi o primeiro jogo em três dimensões  que usou avatares representando os jogadores e que podia ser jogado em rede.