10 incríveis cidades construídas em penhascos

Há algumas proezas incríveis da arquitetura em nosso mundo, entre elas: cidades inteiras construídas nos topos dos penhascos ou esculpidas nas laterais das montanhas. O vislumbre de cidades assim é de tirar o fôlego. O gênio humano é capaz de realizações maravilhosas. Nesta postagem, estão 10 exemplos perfeitos de interessantes cidades construídas em penhascos.



10 - Castellfollit de la Roca

castellfollit_la_rocca
Castellfollit de la Roca é considerada uma das mais belas aldeias da região da Catalunha, na Espanha. Ela está construída sobre as falésias de basalto entre dois rios. A maioria dos edifícios parece estar pairando sobre a borda do penhasco, oferecendo a ilusão de que poderiam desabar a qualquer momento. A vila toda é menor do que meio quilômetro quadrado. As partes mais antigas da aldeia foram construídas na Idade Média. As casas  são feitas de rocha vulcânica.

castellfollit_de_la_roca_cliff_top_town1


9 – Rocamadour

rocamadour

Rocamadour é uma pequena aldeia construída na face rochosa acima de um desfiladeiro do rio Alzou, no sudoeste da França.  A aldeia, que remonta ao século 12, tornou-se quase deserta, como resultado da guerra e da Revolução Francesa. Hoje é um destino muito procurado entre turistas e peregrinos que vem para homenagear São Amador, padroeiro da aldeia. De acordo com uma lenda, São Amador foi testemunha da morte de São Pedro e São Paulo em Roma e depois viajou para o local onde tornou-se  eremita.

rocamadour balloons


8 – Bonifácio

bonifácio

Bonifácio é uma cidade na ponta sul da ilha de Córsega. A cidade e suas fortificações estendem-se  ao longo do precipício  de 70 metros de altura. Os edifícios foram construídos nas saliências das falésias que se parecem como sacadas sobre o mar. A imagem de Bonifácio, vista do do mar, é de uma cidade branca brilhando ao sol e suspensa sobre as águas revoltas.

Corse-Bonifacio-Koming-Up


7 – Acapulco


acapulco_méxico
Acapulco é a cidade "resort" mexicana, que entrou em destaque na década de 1950 como um refúgio para milionários e estrelas de Hollywood. Ainda assim, continua a ser um destino turístico popular, especialmente entre os mexicanos e também entre os estudantes universitários americanos. Nenhuma visita a Acapulco é completa sem ver os mergulhadores locais executarem seus saltos impressionantes para o mar, do topo do penhasco de La Quebrada. Eles praticam essa atividade há muito tempo. Geralmente começam na infância, treinando na parte mais baixa do penhasco, e conforme vão ganhando experiência e confiança, vão se arriscando mais até chegar no ponto mais alto.


acapulco_mexico_910183


6 – Mesa Verde


mesa_verde
Mesa Verde, no sudoeste do Colorado, é o local onde vivia o povo Anasazi. Mesa verde, talvez seja o sítio arqueológico mais importante da cultura americana nativa nos EUA. No século 12, o Anasazi começaram a construir casas em cavernas e sob saliências rochosas ao longo das paredes do desfiladeiro. Algumas destas, são tão grandes que tem até 150 quartos. Por volta de 1300, todos os Anasazi haviam deixado a área de Mesa Verde, mas as ruínas permanecem quase intactas. A razão para a partida súbita dos Anasazi permanece um mistério. As teorias variam de  safras prejudicadas devido à seca a uma invasão de tribos vindas do Norte.

Mesa Verde 5 8978 a


5 - Escarpa Bandiagara


bandiagara

A Escarpa Bandiagara é um penhasco de arenito no território dogon, em Mali,  com  quase 500 metros. Nestas falésias existem milhares de construções feitas pelo antigo povo Tellem.  Eles as esculpiram nos penhascos da escarpa, para que seus mortos pudessem ser enterrados acima da área sujeita à enchentes, comuns naquela região. No século XIV, o povo Dogon expulsou os Tellem e eles, até hoje, continuam a ser os moradores do local.

800px-Landscape_Dogon_Mali


4 – Ronda


ronda

Ronda está localizada na província de Málaga, na Espanha. A cidade foi construída nas montanhas, a uma altitude de 760 metros. Ela é cortada pelo rio Guadalevín, sendo uma das poucas cidades do mundo divida por um cânion . Existem três pontes ligando a garganta, que permitem a passagem  de um lado  para o outro de Ronda. A arquitetura da cidade recebeu  influência dos romanos e mouros. Ronda tem a distinção de ser o berço das touradas e a praça de touros mais antiga da Espanha, está lá.

view-of-the-tajo-de-ronda-and-the-puente-nuevo-bridge-from-across-the-valley-mal-bray


3 - Al Hajjara


hajjara

Al Hajjara, às vezes grafado como Al Hajara, é uma cidade histórica do Iêmen, construída nas montanhas Haraz. É uma das cidades de montanha mais impressionantes e acessíveis no Iêmen. Al Hajjara data do século XII. Suas casas fortificadas são feitas com blocos maciços de pedra, formando uma muralha ininterrupta. Em Hajjara, há uma série de celeiros e cisternas, construídos para que a cidade conseguisse suportar os cercos, nas antigas guerras que assolavam a região.

hajjara


2 – Positano


positano_itália

Positano é uma pequena cidade localizada na costa amalfitana, na Campânia,  e é uma das mais visitadas atrações  turísticas na Itália . A cidade parece estar derramada de cima para baixo num paredão que conduz à costa. Embora a cidade tenha sido próspera na idade média, pelos meados do século IXX, mais da metade da população havia saído de Positano. No século XX, ela deixou de ser uma vila de pescadores pobres para se tornar um destino turístico muito procurado, em parte, graças à ajuda do escritor americano John Steinbeck, que elogiou a beleza do lugar.

positano-wallpaper


1 – Santorini

santorini_grécia

Santorini é uma arquipélago vulcânico, na Grécia. É famoso por suas  paisagens magníficas,  pelo pôr do sol deslumbrante das cidades de Fira e Oia e pelas casas caiadas de branco. Fira, a capital, é um casamento da arquitetura veneziana com a arquitetura das ilhas Cíclades, cuja branco dos paralelepípedos das  ruas se mescla a pintura das lojas, tabernas, hotéis e cafés, construídos à beira dos penhascos de 400 metros de altura. Acima de Fira, no ponto mais alto da ilha,  esta a cidade de Oia, com suas paredes caiadas cravadas na rocha vulcânica.

Oia


799px-Santorini-20070808-058248-panorama-small

10 incríveis cidades construídas em penhascos 10 incríveis cidades construídas em penhascos Reviewed by Bento Santiago on dezembro 31, 2012 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.