Um brinquedo que explode minas terrestres

Massoud Hassani é um afegão, naturalizado holandês, ele cresceu na periferia norte de Cabul durante os últimos dias da ocupação soviética. Na infância, Hassani e seus amigos costumavam correr atrás de  brinquedos  feitos por eles mesmos e que eram levados pelo vento através do deserto. Eles competiam entre si para ver quem recuperava seu brinquedo mais rápido. No entanto, a brincadeira sempre acabava quando o vento levava os brinquedos para perto do aeroporto de Cabul, uma área restrita, repleta de minas terrestres e outros engenhos explosivos não detonados.

Mine-Kafon_vimeo_2-620x338
Hassani e sua família deixaram o Afeganistão em 1993, depois que seu pai foi morto . Mas, anos depois,  como estudante de design, em Eindhoven, as memórias da infância de Hassani  se tornaram a inspiração para uma invenção com a qual ele espera salvar vidas  em sua volta à terra natal. É um dispositivo de remoção de minas terrestres  movido pelo vento batizado  de “Kafon Mine”.

"Na verdade, tudo começou muito tempo atrás, quando eu era criança. Nós costumávamos brincar com este tipo de objeto, onde havia uma grande quantidade de minas terrestres. Nós crescemos numa área assim", diz Hassani.

O "Kafon Mine", que no idioma dari significa " meu detonador", é  pouco maior do que um homem. Só foi construído como  protótipo até agora, mas Hassani e uma equipe de desarmamento de minas terrestres da Holanda tem  feito testes no deserto do Marrocos.  Hassani, no momento, tenta angariar fundos para criar uma organização que possa implantar mais modelos de teste na África e no Afeganistão.

minekafon2
A um custo de 60 dólares, a invenção é muita barata se comparada ao veículo Aardvark MK4, usado pela OTAN para desarmar as minas em Cabul. Com mais de 10 milhões de minas terrestres ainda aguardando remoção no Afeganistão, Hassani considera sua invenção útil para os moradores, que talvez  tenham de esperar décadas até que suas terras sejam limpas.

" O Kafon Mine é realmente um  anti-minas terrestres eólico. Ele tem um núcleo com um monte de varas de bambu integradas nele. Cada vara de bambu termina com um disco. Parece
uma semente de dente de leão ", diz Hassani .

"Então ele se move pelo deserto e, se bate numa mina terrestre, haverá uma explosão porque o Kafon Mine é tão pesado quanto uma pessoa e ele imita os pés de um ser humano. Neste caso, ele destrói a si mesmo no lugar de um ser humano. "

mine_kafon_slott_paris
Hassani também colocou um dispositivo de rastreamento GPS dentro do núcleo de cada Kafon Mine, permitindo sua localização, rastreamento e mapeamento em tempo real na internet. Cada dispositivo pode detonar até quatro minas terrestres antes que  seja destruído. Hassani reconhece as limitações de seu projeto, mas o considera uma forma acessível para os aldeões  inspecionarem áreas suspeitas, antes de solicitar um caça-minas da OTAN.

Veja mais no blog do Massoud Hassani

Mine Kafon | Callum Cooper from Focus Forward Films on Vimeo.

Um brinquedo que explode minas terrestres Um brinquedo que explode minas terrestres Reviewed by Bento Santiago on dezembro 22, 2012 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.