http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

O primeiro CSI da história

É bem provável que os cientistas forenses de todo o mundo fiquem chateados com a irrealidade das investigações e dos métodos usados pelos investigadores fictícios da aclamada série americana CSI - Crime Scene Investigation, mas, apesar  do enorme abismo entre a realidade e a ficção, o seriado tornou-se muito popular, conquistando milhões de fãs e influindo até mesmo na expectativa da resolução de casos reais, fenômeno que ficou conhecido como Efeito  CSI.

las_vegas

Na série original, os investigadores forenses de Las Vegas usavam tecnologias da mais pura ficção científica misturada com métodos reais do ofício. Tudo isso, sob o comando  de Gil Grissom, um entomologista que, às vezes, usava insetos para decifrar  crimes. E como disse o congregante: nada de novo debaixo do sol.

Lá no longínquo  século XII, na China, encontraremos o primeiro relato em que a entomologia forense foi usada para resolver um caso de assassinato. Em 1235, o intendente judicial Sung Tz'u, escreveu o livro A lavagem dos Erros. Neste livro, Sung Tz'u  descreve vários casos em que ele tomou notas sobre como uma pessoa morreu e elabora as causas prováveis. Ele explica em detalhes sobre como examinar um cadáver tanto antes como depois do enterro. Ele também explica o processo e a forma de determinar a causa provável da morte. O objetivo principal deste livro era o de ser usado como um guia para outros investigadores, para que eles pudessem avaliar a cena do crime de forma eficaz.

csi_las_vegas
Seu nível de detalhe para explicar o que ele observou em todos os seus casos, estabeleceu os fundamentos para entomologistas forenses modernos e é ele quem relata o primeiro caso registrado na história de alguém usando a entomologia para fins investigativos. Segue a história:

Um certo dia, um camponês foi encontrado morto em um arrozal, e,  como geralmente acontece nestes casos, ninguém sabia de nada. Quando o magistrado local examinou o corpo, foi determinado que a arma do crime havia sido uma foice, como aquelas utilizadas para colher arroz. O magistrado reuniu então todas as pessoas do vilarejo, colocou-as em linha e ordenou-lhes que colocassem suas foices no  chão. Depois de um tempo, um dos camponeses foi acusado como culpado do crime. As moscas estavam pousando na foice do criminoso . Embora as foices estivessem todas impecavelmente limpas, as moscas foram atraídas por vestígios de sangue na do assassino. Sabemos  pelo seriado que  é muito difícil  limpar o sangue.

csi_las_vegas_3

A história contada pelo chinês, foi citada em um dos episódios de CSI Las Vegas pelo personagem Gil  Grissom, só não tive o ânimo de pesquisar em qual foi, se alguém souber, compartilhe a informação pelos comentários.

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!