Apenas um momento antes de 10 fotografias históricas

Amigo leitor, que tal um desafio? Você reconheceria uma foto histórica, olhando para outra tirada apenas alguns momentos antes? Fotografias icônicas sempre deixam para trás outras que são descartadas, mas que ajudam a explicar e a contextualizar os fatos. São imagens esquecidas, porém, às vezes, elas contam toda a verdade ou simplesmente humanizam a história de "suas irmãs mais famosas". Você gosta de história e fotografia? Então, aceite o desafio!


O policial tranquilo

soldado_1
Berlim. 15 de agosto de 1961. Um guarda da Alemanha Oriental vigia a recém construída cerca, o embrião do extinto Muro de Berlim que irá separar as duas Alemanhas por 28 anos. Ao fundo, cidadãos conversam alheios aos pensamentos que inquietam o soldado. Da parte ocidental, o fotógrafo Peter Leibing está documentando a construção do muro e captura o momento de "tranquilidade tensa", sugerida pela pose do policial. Peter não tinha a mínima suspeita do que fotografaria a seguir…

alguns segundos depois…

 

Cruzando para o outro lado da história


beatles


8 de agosto de 1969. A banda mais famosa de todos os tempos está prestes a promover o álbum "Everest", que seria a última gravação do grupo. Os músicos planejavam viajar para o Himalaia, onde fariam um ensaio fotográfico que ilustraria o álbum, mas, devido a vários problemas de produção, mudaram o título e abandonaram o projeto fotográfico. As fotos para o disco foram tiradas às pressas, em uma rua de Londres, próxima ao estúdio, uma decisão de última hora que não agradava a ninguém. O fotógrafo Ian McMillan capturou os instantes prévios  à pose final dos artistas…

somente alguns momentos depois…


As mãos da esperança

cirurgia

Dezembro de 1999. O Dr. Joseph Brunner se prepara para fazer uma operação  no centro médico da Universidade Vanderbilt, em Nashville. Um feto de apenas 21 semanas, com diagnóstico de espinha bífida,  aguarda, no ventre da mãe, pela ação hábil do cirurgião. Na sala de cirurgia, o fotógrafo Michael Clancy cobre uma reportagem sobre crianças com essa enfermidade para o jornal US Today. Ele tira algumas fotos triviais da equipe médica e da operação. Momentos depois de abrir o útero da mãe, o médico permite que Michael se aproxime para registrar um detalhe…

alguns segundos depois…


A última foto do legalista


miliciano


Anos 30. Frente de batalha da Guerra Civil Espanhola. Robert Capa, o mais importante correspondente de guerra da história, cobre as atividades da resistência legalista. Para posarem, os soldados se levantam da trincheira. Não havia como prever o que aconteceria a seguir…

instantes depois…


A  bandeira pequena

first_iwo_jima_flag_raising
23 de fevereiro de 1945. Cume do monte Suribachi, Japão. Os americanos tomam a colina as 10 horas e 20 minutos da manhã. O tenente Harold G. Schrier lidera uma patrulha com ordens de hastear a bandeira de seu navio de transporte, o US Missoula, para que todos pudessem vê-la das praias de Iwo Jima. Ordem recebida, ordem cumprida.  A bandeira, entretanto, era muito pequena. Logo chegaram ordens para que ela fosse substituída, e, então…

apenas duas horas mais tarde…

 

O museu que resistiu à catástrofe

museu
O arquiteto checo Jan Letzel projetou na década de 20, um dos edifícios mais fortes e modernistas da sua carreira. Nesse prédio, foi instalado o museu de uma cidade japonesa. A experiência de Letzel em projetar   edifícios resistentes a abalos sísmicos, o tornava muito requisitado em todo o Oriente. Ele só não podia adivinhar como ficaria o edifício depois da pior catástrofe já causada por mãos humanas…

então, dois meses depois…

 

Um concerto para a história

fender_precision
21 de setembro de 1979. Uma noite inesquecível no Palladium. Os reis do punk inglês atravessam o oceano com sua música transgressora. Nova York se entrega, sem vacilar, ao sucesso dos invasores. A fotógrafa Pennie Smith, que cobria a turnê da banda, se encosta em um dos lados do palco estreito. De repente, o baixista golpeia o chão com seu Fender Precision. O primeiro golpe pega Pennie de surpresa, mas no segundo, ela tira a fotografia mais famosa do Rock…

somente dois segundos depois…

 

A face da AIDS


davis-kirby

1990. A AIDS é sinônimo de morte, medo e rejeição. Um tabu, um assunto indigesto para a maioria dos meios de comunicação. A jornalista Therese Frare decide humanizar os enfermos e conscientizar a sociedade indiferente. Para tanto, ela passa a acompanhar David Kirby, um ativista que havia contraído a doença nos anos 80 e que decidira voltar para a terra natal, para morrer junto à família. A jornalista passa a conviver com eles no hospital e durante esse convívio, fotografa a agonia do doente. Fotografias que se tornaram os retratos mais deslumbrantes e controversos da história da AIDS…

apenas alguns dias depois…

 

Marchando para a morte

bay_lop
1º de fevereiro de 1968.  Bay Lop, membro da Frente de Libertação Nacional é escoltado sem rumo pelas ruas de Saigon. Dois dias antes, a mesma Frente de Libertação havia quebrado um cessar-fogo ao atacar uma delegacia da cidade. O comissário chefe decide realizar pessoalmente a vingança e executou Bay Lop publicamente, bem em frente dos olhos e das lentes do fotógrafo americano Eddie Adams…

tão somente alguns segundos depois...

Batismo de fogo

monge
11 de julho de 1963. Thích Quảng Dúc é um monge budista que passou metade da vida lutando contra as perseguições religiosas do governo vietnamita. Ele aproveita sua estadia em Saigon para batizar-se em um dos mais antigos ritos budistas, rito que serve como prelúdio para o renascimento. Um companheiro de fé o ajuda nos preparativos…

e momentos depois…

Apenas um momento antes de 10 fotografias históricas Apenas um momento antes de 10 fotografias históricas Reviewed by Bento Santiago on julho 20, 2013 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.