http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

Quer um bom conselho? Use protetor solar!

Pesquisadores da Universidade do Colorado, estão usando fotografias tiradas sob  luz ultravioleta, como ferramenta na luta contra o melanoma, em um interessante estudo conduzido com quase 600 crianças na faixa dos 12 anos. Nessa experiência, publicada na Revista Americana de Dermatologia, os cientistas procuram, com a ajuda dessas fotografias, por possíveis sinais de susceptibilidade ao câncer de pele. É que sob a luz ultravioleta, a pele é retratada de maneira bem diferente do que sob a luz visível, destacando a hiperpigmentação e os danos causados pelo sol.

UofCCancerCenter
A fotografia à esquerda foi tirada sob a luz visível e a da direita, sob a luz ultravioleta

O dermatólogo Robert Dellavalle, co-autor da pesquisa, comenta que as crianças ao verem as fotografias tiradas sob a luz ultravioleta, ficam chocadas. Uma delas teria tido que aquilo era o seu "zumbi interior".

luz_ultravioleta

O vídeo abaixo, mostra de forma comparativa, a aplicação de um protetor solar na luz visível e na luz ultravioleta. Notem que na imagem da direita, os olhos aparecem totalmente negros. Isto se deve aos cromóforos, que absorvem os raios ultravioletas para proteger nossos olhos. O protetor solar fica preto porque também absorve os raios da luz ultravioleta, poupando nossa pele do estragos causados por essa radiação.

Então, depois de tudo isso, você ainda vai relutar em escutar o conselho da mamãe? Use o protetor solar, meu caro cidadão!

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!