http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

30 fascinantes fotografias em cores da Primeira Guerra Mundial

Existem poucas fotografias em cores genuínas da Primeira Guerra Mundial, e hoje elas aparecem muitas vezes ao lado de fotografias monocromáticas que foram retrospectivamente retocadas na cor. Essas fotografias oferecem uma visão emocionante das paisagens através da qual valentes soldados caminhavam, da lama e do sangue de Passchendaele às ruas das cidades onde mães enlutadas choravam por seus filhos.

FallenDM_821x800
Dois soldados olham para o corpo do companheiro caído em batalha
 
 
5210
Artilheiros franceses tentam derrubar um avião

A maioria dessas fotografias foram digitalizadas por Gallica, o setor digital da Biblioteca Nacional da França. Embora a origem das fotos seja incerta, acredita-se que elas possam ser autocromos tirados pelo fotógrafo francês Jean-Baptiste Tournassoud - um amigo dos primeiros cineastas, os irmãos Lumière, que em 1903 patentearam o primeiro processo de fotografia colorida.

6B1


1333


2120

 
2416

Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército francês contava com mensageiros de bicicleta para passar informações entre as linhas. Eles também tinham telégrafo e linhas telefônicas, mas estes eram vulneráveis ​​à sabotagem e à queda das bombas alemãs. Esse mensageiro, durante um momento de descanso, está desfrutando de um pedaço de pão e uma xícara de chá. Bem merecidos, eu diria.

60
Soldados senegaleses do exército francês


1925


394


461


491


367

Essas crianças estão brincando entre as ruínas de Reims, que fica a 129 quilômetros a nordeste de Paris. Como estava perto do Front Ocidental, Reims foi severamente atingida pelo bombardeio alemão e pelos ataques subsequentes durante as hostilidades da Primeira Guerra Mundial.

548


561


591


1156


1436

 
2021

 

soldado_almoço

A charcutaria é um açougue francês, que, antes de existir o moderno sistema de refrigeração, era especializada  na venda de frios e carnes bem preservadas. Esta loja em particular, em Reims, está surpreendentemente bem abastecida, parece que o soldado não teve problemas com seu almoço. Observe a  frágil tentativa de se fazer uma barricada na janela do lado esquerdo; como já foi dito acima, esta cidade sofreu muito com o bombardeio alemão. É notável que a vida cotidiana pareça ter seguido normalmente  em Reims, ao longo da Primeira Guerra Mundial.

2220


2516

 
2613


anemones
Um soldado australiano colhe anêmonas na Palestina, foto de Frank Hurley


3412


5110


fransepaarden

 
571


456


581


Huty1848851

A menina brinca com a boneca, enquanto  que rifles encostados na parede, bem ao lado dela, lembram que a Grande Guerra continua. A imagem é uma justaposição poderosa. É fácil esquecer, que, mesmo agora, enquanto levamos vidas com um certo grau de comodidade, milhares de pessoas sofrem com o flagelo da guerra.

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!