http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

15 palavras superinteressantes de outros idiomas

Estudar outros idiomas é uma das atividades mais enriquecedoras para o espírito humano. Às vezes, descobrimos palavras interessantes, vocábulos que sozinhos definem um conceito para o qual, em nossa língua, precisaríamos formular uma frase. Logicamente, nós, falantes do português, também temos as nossas preciosidades, temos palavras de causar inveja aos desafortunados incapazes de apreciar a beleza da última flor do Lácio. Mas, nesse artigo, a aventura é por outros idiomas, outras formas de ver, pensar e definir o mundo.


1 – Gumusservi

O luar brilhando sobre a água, em turco. Até os meteorologistas podem ser poetas na Turquia, tendo palavras como essa à sua disposição.

luar


2 – Shemomedjamo

Sabe quando você já está saciado, mas a comida é tão gostosa que você não consegue parar de comer? Os georgianos tem uma palavra para definir essa incapacidade!


3 – Ilunga

Em tshiluba, dialeto do Congo, é alguém capaz de perdoar uma ofensa pela primeira vez, de tolerá-la uma segunda vez, mas nunca uma terceira.


4 – Gigil

Em filipino, é a vontade de beliscar ou apertar algo ou alguém que é irresistivelmente bonito ou fofo.


5 – Olfrygt

Em dinamarquês arcaico, da época dos vikings, o medo de faltar cerveja, melhor definido como o pior pesadelo de Homer Simpson!

Olfrygt

 

6 – Zhaghzhagh


Em persa, é a vibração dos dentes causada pelo frio ou pela raiva.


7 - Bakku-shan

Para os japoneses é a experiência de conhecer uma mulher muito atraente quando vista de trás, mas não tão bela quando olhada de frente. No Brasil, temos um equivalente, o trocadilho um tanto infame: "Raimunda, feia de cara, boa de bunda".


8 – Neko-neko

Em indonésio, alguém que tem uma ideia criativa, mas que só piora tudo. Semelhante à nossa expressão "ideia de jerico".

neko


9 – Litost


Palavra da língua checa. Milan Kundera a descreveu como "um estado de tormento criado pela visão súbita da própria miséria".


10 – Ya’arburnee

Em árabe, essa palavra é a declaração de esperança de que você vai morrer antes de uma pessoa que você ama profundamente, porque não conseguirá viver sem ela.


11 – Tingo

No idioma rapanui, da ilha de Páscoa, pedir emprestado as coisas de um amigo até o coitado ficar sem nada, nosso verbo depenar, talvez se aproxime dessa ideia.


12 – Kummerspeck

Palavra alemã para o excesso de peso resultante de problemas emocionais.

Kummerspeck



13 - Greng-jai

Em tailandês é o sentimento que você tem quando não quer que uma pessoa faça algo por você, porque isso seria prejudicial a ela.


14 – Zeg

Em georgiano significa " o dia depois de amanhã".


15 – Umjayanipxitütuwa

"Eles é que me fizeram beber", desculpa fajuta usada pelos manguaceiros que se expressam em  aimara, idioma falado na Bolívia e no Peru.

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!