http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

6 fotos para testar seu conhecimento sobre os presidentes do Brasil

Nós brasileiros, já fomos governados por imperadores, regentes e princesas, mas, desde a derrubada da monarquia em 1889, quem passou a mandar por aqui foram os presidentes. No princípio vieram os militares, depois as oligarquias, durante um  certo tempo houve um ensaio de democracia e, então, as trevas da ditadura cobriram o país.

O sol da liberdade só voltaria a brilhar novamente em raios fúlgidos em 1989, quando pudemos escolher pelo voto direto o nosso presidente.  Não estávamos muito acostumados com a coisa e elegemos Fernando Collor de Melo.

Esse ano nos será dado novamente o poder de escolher, pelo sacrossanto direito do voto, quem decidirá os rumos do país pelos próximos quatro anos.  Confesso que as alternativas me assustam, mas esse é o preço da democracia: votar para se arrepender depois.

Então, chega de delongas e passemos ao nosso teste. Vejamos se você consegue responder à meras seis perguntas sobre os nossos presidentes, usando as fotografias dessa postagem como inspiração!


1 – Um brasileiro no coração do império capitalista

Presidente deposto

A maioria de nós certamente identifica o presidente americano John Kennedy na foto acima sem maiores dificuldades, entretanto, talvez sejam poucos os brasileiros capazes de identificar o simpático senhor do centro. Vai uma pista: ele era o legítimo presidente do Brasil quando os militares deram o golpe de estado em 1964, instaurando a ditadura no país. A  pergunta, é claro, só pode ser: Qual o nome dele?


2 – O escrete é a pátria em chuteiras

Rivelino

Futebol e política sempre andaram de mãos dadas, no Brasil eles andam abraçados. Em 1978, a Copa do Mundo foi realizada na Argentina, que, tal como nós, vivia massacrada sob o jugo dos militares. Segundo os cronistas da época, nossa seleção era boa, contudo, perdera o brilho nos labirintos táticos do técnico Coutinho. Seja como for, jogador de futebol é sempre um bom garoto propaganda. Na foto acima, vemos o craque Rivelino trocando afagos com o presidente do Brasil em 1978. Rivelino amargou a reserva na maior parte da competição. O Brasil ficou em terceiro na disputa que foi vencida pelos argentinos. Mas o que queremos saber é: Quem governava o Brasil em 1978?


3 – Maribondos de fogo invadem o Planalto

Ulysses Guimarães e a Constituicão

Na fotografia acima, vemos Ulysses Guimarães erguendo com orgulho a Constituição Brasileira de 1988. Durante os trabalhos de elaboração da nossa carta magna, quem ostentava a faixa de presidente do Brasil era uma velha raposa da nossa política, um homem que sempre esteve ao lado de quem estivesse no poder, não importando se fossem generais de cinco estrelas ou um sindicalista nordestino com ideias marxistas. Esse presidente também é membro da Academia Brasileira de Letras, autor de ilustres best-sellers que ninguém leu como Maribondos de Fogo e Saraminda. Qual é o nome dele?


4 – Rumo ao centro do Brasil

Construção de Brasília

Antes da inauguração de Brasília, a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro. Então, veio um presidente disposto a levar o nosso centro do poder político e administrativo  para o centro-oeste do país. Vieram as gigantescas obras, que tais como as da próxima Copa do Mundo, também tiveram ferrenhos opositores e entusiasmados defensores. O fato é que em 1960, Brasília foi inaugurada. O então presidente do Brasil, o primeiro a nascer no século 20, continua com enorme popularidade, mesmo agora, décadas após sua morte em 1976. Qual o nome desse homem?


5 – A cobra vai fumar

 Roosevelt no Brasil

Na fotografia acima estão dois homens que declararam guerra  à Alemanha Nazista. O de terno claro é o presidente americano Franklin Delano Roosevelt, o outro, como você pode presumir, é o presidente brasileiro, que, pressionado pelos Estados Unidos, entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Talvez esse presidente seja o mais discutido dos nossos líderes. Amado pelos mais humildes, ele continua vivo na memória popular como o homem que garantiu vários dos direitos que desfrutamos atualmente, em especial, no que diz respeito às leis trabalhistas. Contudo, os que conhecem melhor a história, veem com enormes ressalvas tanta adoração. A pergunta é, qual foi o presidente brasileiro que declarou guerra às potências do Eixo?


6 – Companheiros e companheiras...

Lula e Fidel

Na foto acima, tirada em 1990, vemos o líder cubano Fidel Castro ao lado daquele que seria  presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Do sertão pernambucano até o Palácio da Alvorada foi uma longa viagem, cuja principal escala se deu nos sindicatos de São Paulo. Então, para terminar, vou fazer uma pergunta sobre o nosso mais popular presidente: Quantas eleições para presidente Lula disputou ao longo de sua carreira política?

Veja as respostas nesta página [ link ]

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!