Che Guevara – Guerrilheiro Heroico

O famoso retrato de Che Guevara, intitulado Guerrillero Heroico, foi tirado por Alberto Korda em 5 de março de 1960 em Havana, Cuba, durante um memorial dedicado às vítimas da explosão de La Coubre. A fotografia só foi publicada internacionalmente sete anos depois de ter sido tirada. De acordo com Korda, Guevara demonstrava “imobilidade absoluta” , “raiva” e “dor” no momento em que a fotografia foi tirada. Anos mais tarde, Korda declarou que seu retrato capturou todo “caráter, firmeza, estoicismo e determinação” que Guevara possuía. Guevara tinha 31 anos quando a fotografia foi tirada.

Guerrilheiro heroico
O navio a vapor La Coubre, de origem francesa,  carregado de armas e munições, foi sabotado no porto de Havana em 04 de marco de 1960. As duas explosões ocorridas deixaram perto de uma centena de mortos e duzentos feridos. As autoridades cubanas denunciaram o caso como um ato terrorista da CIA, embora não existam fontes confiáveis que possam provar tais acusações; caso essa hipótese seja  a verdade, essa teria sido a primeira ação desse tipo, que obteve sucesso contra o governo de Fidel Castro.

No momento do atentado, Che Guevara estava em uma reunião no prédio do Instituto Nacional da Reforma Agrária. Depois de ouvir a explosão e ver a nuvem de poeira erguendo-se sobre Havana, ele foi ao local do incidente e passou as próximas horas prestando cuidados médicos para os trabalhadores e soldados feridos, muitos deles com ferimentos fatais.

O retrato, “Guerrillero Heroico”, tem sido amplamente reproduzido através das décadas, evoluindo para um símbolo mundial de rebelião e de justiça social. Como defensor dos ideais de Guevara, Korda nunca cobrou direitos autorais para a distribuição de sua fotografia.

Che Guevara – Guerrilheiro Heroico Che Guevara – Guerrilheiro Heroico Reviewed by Bento Santiago on janeiro 01, 2015 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.