10 fotografias históricas tiradas no momento exato

Fotografias tiradas no momento exato, quando não são planejadas, quando o fotógrafo é um mero coadjuvante do evento, talvez sejam as testemunhas mais imparciais da história. Elas eternizam   instantes de ódio, desespero, esperança, heroísmo, e por vezes, ironia e humor.


1 – Decolagem interrompida

Decolagem intemrrompida
Um avião Vought F4U Corsair cai no convés de um porta-aviões quando a engrenagem que o prendia falhou no momento da decolagem. A fotografia foi tirada em algum lugar do Pacífico,  durante durante a Segunda Guerra Mundial.


2 – Um corpo que cai

fotografias_contam_historias

Keith Sapsford tinha apenas 14 anos e uma vontade louca de conhecer mundo. Vivia em um reformatório nos arredores de Sydney e em 23 de fevereiro de 1970 decidiu escapar rumo à aventura. Caminhou até o aeroporto e se escondeu no trem de pouso de um DC-8 da Japan Air-lines onde permaneceu várias horas esperando o embarque dos que sim tinham um futuro planejado. Durante a decolagem - a 100 metros de altura - o movimento de retração das rodas provocou a queda de Keith. John Gilpin, um fotógrafo captou involuntariamente o dramático momento durante uma de suas sessões habituais de spotting. Não se deu conta até que revelou os negativos. A imagem lhe acompanharia pelo resto da vida.


3 – O vinho da ira

World Press Photo 2010

 
“As ruas estavam quase vazias. Detive-me a fotografar alguns colonos durante a festa judia de Purim. Estavam compartilhando uma garrafa de vinho e brindando pelo dia de festa, nada fora do comum. Dei-me conta de que uma mulher palestina cruzava pelas lojas fechadas do outro lado. Um grupo de colonos caminhavam pelo meio da rua na direção oposta quando um deles deu um passo em direção a ela. Eu instintivamente levantei a câmera.

Ela não gritou nem se deteve, correu até desaparecer depois da esquina. Fiquei enojada e entristecida, como se o vinho tivesse me golpeado.” - Rina Castelnuovo, fotógrafa do New York Times, autora da fotografia.


4 – Pulando para o Ocidente

Muro de Berlim 
Berlim. 15 de agosto de 1961. Um guarda da Alemanha Oriental vigia a recém construída cerca, o embrião do extinto Muro de Berlim que irá separar as duas Alemanhas por 28 anos. Ao fundo, cidadãos conversam alheios aos pensamentos que inquietam o soldado. Da parte ocidental, o fotógrafo Peter Leibing está documentando a construção do muro e captura o momento de "tranquilidade tensa", sugerida pela pose do policial, quando de repente, o soldado resolve saltar para o lado ocidental, o momento, é claro, foi eternizado pelas lentes de Leibing.


5 – Ajuda-me doutor!

Feto 
Dezembro de 1999. O Dr. Joseph Brunner se prepara para fazer uma operação  no centro médico da Universidade Vanderbilt, em Nashville. Um feto de apenas 21 semanas, com diagnóstico de espinha bífida,  aguarda, no ventre da mãe, pela ação hábil do cirurgião. Na sala de cirurgia, o fotógrafo Michael Clancy cobre uma reportagem sobre crianças com essa enfermidade para o jornal US Today. Ele tira algumas fotos triviais da equipe médica e da operação. Momentos depois de abrir o útero da mãe, o médico permite que Michael se aproxime para registrar um detalhe... a fotografia acima!



6 – London calling

 Paul Simonon bass smash

21 de setembro de 1979. Uma noite inesquecível no Palladium. Os reis do punk inglês atravessam o oceano com sua música transgressora. Nova York se entrega, sem vacilar, ao sucesso dos invasores. A fotógrafa Pennie Smith, que cobria a turnê da banda, se encosta em um dos lados do palco estreito. De repente, o baixista golpeia o chão com seu Fender Precision. O primeiro golpe pega Pennie de surpresa, mas no segundo, ela tira a fotografia mais famosa do Rock.


7 – 500 milhas até o chão

 Snake pit indy 500 
1960. 500 milhas de Indianápolis. O fotógrafo J. Parke Randall estava preparado para cobrir a saída da famosa corrida no curva nordeste quando escutou gritos atrás dele. Ao virar-se -sem separar o olho de sua câmera- teve tempo de fotografar como um andaime mal montado de 30 metros -cujo ingresso custava dez dólares a mais por possibilitar melhor perspectiva da corrida-, desabou por sobrecarga. Dois mortos e 82 feridos que obrigaram a mudar as medidas de segurança do circuito para sempre.


8 – O avião que cai

Avião que cai

Há fotos que permanecem esquecidas em uma gaveta durante temporadas por parecerem inverossímeis. O Daily Mirror censurou esta por considerá-la como sendo manipulada, para logo depois publicá-la e fazendo com que sua história desse a volta ao mundo.

Mick Sutterby era o motorista do trator e responsável pela manutenção dos jardins do aeródromo de Hatfield, Hertfordshire, Reino Unido. Em 13 de setembro de 1962, durante um vôo de testes do English Electric Lightning F1, o piloto George Aird teve que efetuar uma manobra de emergência depois do sobre-aquecimento e posterior incêndio de seu motor. Ante a falta de resposta de sua aeronave decidiu ejetar seu assento para se salvar. Ao mesmo tempo Mick conduzia seu trator para um fotógrafo -que era amigo do piloto- para mostrar o perigo que corria ao invadir um açude no campo. O resto da história é contada pela espetacular fotografia.


9 – Katana assassina

Katana assassina
O Primeiro-ministro japonês Inejiro Asanuma é assassinado em frente às  câmeras por Otoya Yamaguchi.


10 – Para uma terra que mana leite e mel...

Leite e abrigo  

Uma mulher de etnia albanesa alimenta seu bebê, enquanto ela e outros 2.000 refugiados, deslocados pela guerra no Kosovo, estão autorizados a entrar Macedônia na região montanhosa perto da passagem de fronteira de Blace, em março de 1999. Mais de 2.000 refugiados do Kosovo entraram na Macedônia após cruzar as montanhas no sul do Kosovo durante a noite. Os refugiados foram bloqueados pelo exército macedônio por várias horas e passaram a noite na floresta, mas mais tarde foram autorizados a entrar após funcionários do ACNUR pressionarem o governo da Macedônia.

10 fotografias históricas tiradas no momento exato 10 fotografias históricas tiradas no momento exato Reviewed by Bento Santiago on março 08, 2015 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.