Vulcano: você sabia que esse planeta já existiu para a ciência?

Vulcano foi um planeta que alguns cientistas do século XIX acreditavam existir em algum lugar entre Mercúrio e o Sol. O matemático Urbain Jean Joseph Le Verrier propôs pela primeira vez a  existência desse planeta em 1860, depois que ele e muitos outros cientistas se viram incapazes de explicar certas peculiaridades da órbita de Mercúrio.

Cientistas como Le Verrier argumentavam que a órbita de Mercúrio devia sofrer a influência de algum corpo celeste, como um pequeno planeta ou uma lua, atuando como uma força gravitacional. La Verrier chamou o seu planeta hipotético de Vulcano, em homenagem ao deus romano do fogo.

Solar-System
Logo, astrônomos amadores de toda a Europa, ansiosos para ter uma parte na “descoberta científica”, contataram Le Verrier, alegando terem visto o misterioso planeta fazendo o seu trânsito em torno do Sol. Durante anos, avistamentos do planeta Vulcano continuaram a ser relatados de todas as partes do mundo, e quando La Verrier morreu em 1877, ele ainda era considerado como tendo descoberto um novo planeta no sistema solar.

O fim do planeta Vulcano

Sem La Verrier agindo nos bastidores, a existência de Vulcano  começou a ser posta em dúvida por muitos astrônomos. A pesquisa foi abandonada em 1915, depois que a teoria da relatividade geral de Einstein ajudou a explicar de uma vez por todas por que Mercúrio orbita o Sol de uma forma tão estranha. Mas o que todas aquelas pessoas viram? Nenhuma delas tinha qualquer razão para mentir e  Le Verrier era  tido como um cientista sério. É possível que elas  tenham visto um pequeno asteroide que passava muito perto da Terra, logo abaixo da sua órbita. Asteroides como esse eram desconhecidos naquela altura da história, daí, talvez a confusão.

spock
Contudo, astrônomos amadores continuaram a buscar provas da existência de Vulcano, e, em 1970, houve pessoas que alegaram avistar um objeto estranho orbitando o Sol além de Mercúrio. Surpreendentemente, o maior legado da teoria de Le Verrier foi a inspiração para o nome do planeta natal do personagem Spock de Star Trek.

Leia também: O homem com sangue verde e outros intrigantes casos médicos

Vulcano: você sabia que esse planeta já existiu para a ciência? Vulcano: você sabia que esse planeta já existiu para a ciência? Reviewed by Bento Santiago on janeiro 01, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.