http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

O primeiro templo da história

Até recentemente, a visão dominante da história humana era algo assim: Primeiro, éramos caçadores-coletores. Então, em algum momento, nós decobrimos a agricultura, o que nos permitiu acumular excedentes, levando à criação de sociedades complexas e instituições como a religião organizada. Simples, não?

Talvez não. Em 1995, os arqueólogos descobriram o primeiro templo conhecido na história, na Turquia, perto da fronteira com a Síria. Construído há mais de 12.000 anos, Gobekli Tepe é anterior à invenção de tudo, desde a agricultura à cerâmica.

Gobekli Tepe

Para se ter uma perspectiva, Gobekli Tepe tem mais do que o dobro da idade de Stonehenge e é quase 9.000 anos mais velho do que o Primeiro Templo de Salomão. É a primeira evidência que temos da religião organizada em uma escala suficientemente grande para construir grandes monumentos. Gobekli Tepe era extremamente influente. Alguns templos menores, idênticos ao principal, foram encontrados a 200 quilômetros de distância, sugerindo que Gobekli Tepe era o centro do poder em uma sociedade complexa, centrada em torno de uma religião comum.

O mais impressionante de tudo: alguns especialistas sugerem que Gobekli Tepe não foi  construído por causa da mudança para a agricultura, antes, o templo fora o causador dessa mudança. O arqueólogo alemão Klaus Schmidt argumentou que a agricultura surgiu porque os governantes precisavam de uma maneira para alimentar a enorme força de trabalho necessária para construir tão grandes monumentos religiosos, surgindo desse modo a agricultura.