http://kid-bentinho.blogspot.com.br/

As civilizações perdidas no mundo de Tarzan

Houve outros autores que escreveram histórias de fantasia sobre a África antes de Edgar Rice Burroughs, o criador de Tarzan, e eles sem dúvida, o influenciaram. O mais importante desses escritores foi H. Rider Haggard, um autor que se especializou em descrições vívidas de cidades perdidas em livros como Ela, a Feiticeira e As Minas do Rei Salomão.

- Baixar gratuitamente As Minas do Rei Salomão em vários formatos digitais [ Link patrocinado ]

Burroughs começou a escrever quatro décadas depois de Haggard, mas ainda havia grandes seções da África que não eram mapeadas ou exploradas. Era fácil pensar na existência de grandes civilizações desconhecidas no chamado “continente negro”, e Burroughs deixou a sua imaginação correr solta. Ele criou mais de uma dúzia destes reinos para as aventuras de Tarzan.

Por exemplo, a cidade de Opar é o que resta de um posto avançado da Atlântida antiga. Ela é povoada por homens semelhantes a macacos e por lindas mulheres. Opar também contém uma fortuna fabulosa em ouro e pedras preciosas, todos escondidos dentro da cidade. Tarzan saqueia esse tesouro para reabastecer sua fortuna pessoal. Quanto ao nome, é possível que Opar tenha sido inspirada pela cidade bíblica de Ofir, famosa por suas riquezas.

opar

Depois, há a Cidade de Deus, uma das criações mais incomuns de Burroughs. O governante deste reino é um cientista britânico, auto-intitulado de "Deus". Ele usa seu conhecimento de genética para colocar a própria mente  no corpo de um gorila. Ele também comanda uma tribo de gorilas com a inteligência humana e as personalidades de Henrique VIII e os membros de sua corte real. É bem possível que este todo-poderoso macaco tenha sido a inspiração para o supervilão da DC Comics, o Gorila Grodd.

Claro, estamos apenas arranhando a superfície. Em Tarzan e os Homens-formiga o nosso herói encontra duas cidades rivais povoadas por seres humanos de 46 centímetros de altura. Em Tarzan, O Senhor da Selva, há um vale habitado por cruzados, encalhados por lá desde o século 12; em Tarzan Triunfante, encontramos uma cidade de fanáticos religiosos epilépticos que vêem seus ataques como um dom de Deus.

- Baixar gratuitamente Tarzan e os Homens-formiga em vários formatos digitais

Depois, há Pal-ul-don, uma cidade habitada por dinossauros, e não vamos nos esquecer de Xuja, uma cidade de loucos  que criam leões como gado e adoram papagaios e macacos. Há também Kaji e Zuli, cidades governadas por um mago que usa uma jóia mística para controlar ambas as populações.

Existe também Alemtejo, um perdido posto avançado habitado por descendentes de uma expedição portuguesa do século 15 e por africanos locais. Essa é a única cidade perdida em toda a África de Tarzan, que não é governada por pessoas de pele branca.

Tarzan e a Terra Oca


Tarzan no Centro da Terra

Além dos livros sobre Tarzan, Burroughs escreveu várias outras séries, incluindo o ciclo de romances Pellucidar. Nestas histórias, os aventureiros David Innis e Abner Perry constroem uma máquina de perfuração experimental e descobrem que a Terra é oca e iluminada por um sol interior. Este mundo é habitado por dinossauros, por seres humanos primitivos, e uma grande variedade de raças, inteligentes de não-humanos.

Em Tarzan no Centro da Terra, o homem-macaco e um pequeno grupo de companheiros partem em busca de Innis e Perry. Tarzan usa sua riqueza para financiar a construção de um dirigível especial chamado de O-220. Usando esta enorme máquina voadora, eles viajam através de um buraco gigantesco no Pólo Norte, e passando através do túnel, eles acabam no centro da Terra.

A tese de uma Terra Oca é uma idéia pseudocientífica real que tem sido discutida desde o século 18. Não está claro se Burroughs levou essa ideia a sério, mas ele, certamente a considerou muito útil para sua ficção. Na verdade, este conceito não ficou limitado à Terra. Em seus romances The Moon Maid  e os Homens da Lua, o nosso satélite  também é oco e abriga várias civilizações antigas.

- Baixar gratuitamente Tarzan no Centro da Terra [ Link patrocinado ]

Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais!