Grandes momentos olímpicos - Władysław Kozakiewicz

No final da década de 1970, as relações entre russos e poloneses não eram das melhores. O atleta Władysław Kozakiewicz sentiu isso em pessoa  quando correu para executar o seu salto com vara nos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, sediados em Moscou. Os Jogos Olímpicos de Moscou já estavam mergulhados na controvérsia antes mesmo da abertura. Os Estados Unidos lideraram o boicote de 64 outros países, em protesto contra a invasão soviética do Afeganistão em 1979.

A multidão que torcia pelo soviético Konstantin Volkov vaiava e assobiava sem dar trégua, durante o salto de Kozakiewicz. Depois de abrir a série com o novo recorde mundial de 5,78 metros, Kozakiewicz ficou de pé, e, aos sorrisos, virou-se para os espectadores com um sinal de banana em desafio à multidão soviética. As fotos deste incidente deram volta ao mundo, com exceção da União Soviética e de seus satélites, embora o evento tenha sido transmitido ao vivo pela TV em muitos países do bloco soviético.

Wladyslaw_Kozakiewicz_gesture_1980_2

Após as Olimpíadas, o embaixador soviético para a Polônia exigiu que Kozakiewicz fosse despojado de sua medalha para atenuar o “insulto ao povo soviético”. A resposta oficial do governo polonês foi que o gesto tinha sido um espasmo muscular involuntário causado pelo esforço do atleta.

O ato de Kozakiewicz foi recebido com muito apoio pela sociedade polonesa, que ressentia-se do controle soviético sobre a Europa Oriental (a Polônia estava no meio de greves trabalhistas que levaram à criação do sindicato Solidariedade menos de dois meses depois). Na cultura polonesa, o chamado “Gest Kozakiewicza" (gesto de Kozakiewicz) ainda representa um símbolo de resistência.

Wladyslaw_Kozakiewicz_gesture_1980
Depois do escândalo em Moscou, Władysław Kozakiewicz já não era uma figura bem-vinda para as autoridades desportivas polonesas leais aos comunistas. Como resultado, ele era constantemente vítima de perseguição dos árbitros. Quando ele foi proibido de participar em eventos esportivos no exterior em 1985, Kozakiewicz viajou por sua própria conta a um torneio na Alemanha para nunca mais voltar. Foi-lhe dada a cidadania alemã e ele até disputou alguns torneios representando a equipe de atletismo alemã. De 1986 a 1988, ele  foi campeão alemão do salto com vara.

Grandes momentos olímpicos - Władysław Kozakiewicz Grandes momentos olímpicos - Władysław Kozakiewicz Reviewed by Bento Santiago on agosto 11, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.